Região: Pantanal / Destino: Barão de Melgaço
A denominação Barão de Melgaço, deve-se ao título honorífico dado ao Almirante Augusto João Manuel Leverger –o Barão de Melgaço.
Até 1850, o sertão alagado de Mato Grosso não era definido como Pantanal. É provável que a Corte Imperial a ele se referisse com o vocábulo português, melgaço, que significava pântano na expressão e sentido europeu. Melgas são águas lodosas e estagnadas. Pode ter ocorrido do batismo do lugar ter sido feito por algum português, ou de origem, ao ver muita água estagnada e lodosa. Se os paulistas tivessem influenciado a Corte, talvez o título tivesse sido – Barão do Pantanal.
O primeiro nome da localidade foi Melgaço. Distante de Cuiabá 135 km a vocação ao turismo de Barão de Melgaço é enorme, pela própria potencialidade dos recursos naturais, que ficam por conta de baías, rios, flora e fauna incorporados ao ecossistema pantaneiro.
A baia de Chacororé que, por exemplo, possui diâmetro aproximado de 15 quilômetros, simplesmente o dobro da extensão da baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Cenário ideal para milhares de aves, que ali encontram perfeito reinado.
A baía de Siá Mariana localizada na margem esquerda do Rio Cuiabá, apresenta praias de areia alva durante a seca. Nestas prais, muitas aves exóticas costumam pousar. Nas margens da baía, muitos hotéis e restaurantes oferecem serviços de barcos que percorrem as águas da baía, para a observação da fauna local.
Localização: 135 Km da Capital pela BR364/164 asfaltada e MT361 de terra.
|