Cuiabá-MT, sábado, 20 de janeiro de 2018
Português English Español
Buscar no Site:
Dólar / InvestShop
Compra Venda
Comercial
Turismo
Paralelo
 



Região: Pantanal / Destino: Poconé

O Município de Poconé, localizado na Baixada Cuiabana a 100km de Cuiabá segundo dados do IBGE (2002) sua população é de 30.773 habitantes.

No ano de 1777, surgiu o núcleo hoje denominado de Poconé, pela descoberta de veios auríferos que atraíram muita gente. Em janeiro de 1871, recebeu a denominação de São João d’El Rey, em homenagem a Dom Pedro III. Beripoconé, subgrupo do povo indígena bororo que habitava a região deu origem ao nome atual. Após o período de garimpo, as economias principais foram: a agricultura de subsistência, a pecuária intensa e o extrativismo mineral, atividades ainda presentes na economia, que hoje se volta também para o turismo.

Cerca de 80% do território de Poconé está localizado no Pantanal, apresentando características de cerrado e de áreas periodicamente alagáveis, que possibilitam a existência de grande biodiversidade e propiciam atividades pesqueiras e turísticas.

O clima da região é tropical semi-úmido, com temperatura média anual entre 23 a 25 graus centígrados.

Os rios que cortam a região estão ligados à bacia hidrográfica do rio Paraguai. Entre outubro e março ocorre a cheia.

No período da seca (entre abril e setembro) ocorre maior visitação de turistas, que buscam o local para estudo e observação de aves, safáris fotográficos, focagem noturna, passeios de barco e cavalo, além de pesca esportiva (cerca de 230 espécies de peixes, como piranhas, pintado, pacu, curimbatá e dourado). A pesca é proibida entre novembro e fevereiro, quando os peixes sobem os rios em direção às nascentes para desovar (piracema)

O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, com 135 mil hectares, conhecido como Caracará, encontra-se no município. Para a entrada no Parque é requerida autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e acompanhamento de guia especializado.

A Rodovia Estrada Parque Transpantaneira, estrada não-pavimentada com 147 km de extensão e 126 pontes de madeira, foi construída nos anos 70, ligando Poconé a Porto Jofre, na margem do Rio Cuiabá. Nela pode-se vislumbrar a fauna e flora, destacando jacarés e capivaras e cerca de 650 espécies de aves, como o tuiuiú (Jabiru mycteria), cabeça seca (Mycteria americana), garças (Egretta thula, Casmerodius albus, Bubulcus ibis, Pilherodius pileatus), entre muitos outros.

Conhecer Poconé é estar totalmente ligado à natureza, desfrutando do imenso paraíso ecológico, só presente nesta parte do planeta.


Localização: 100 Km da Capital pela BR070 e MT060 asfaltadas.

Galeria de Fotos

Pacotes  
    03 ECOSSISTEMAS - 08 DIAS
    PANTANAL - 02 DIAS
    PANTANAL ECOLÓGICO - 05 DIAS
    PANTANAL ECONÔMICO - 04 DIAS
    PANTANAL PAIAGUÁS - 05 DIAS
    PANTANAL SAFARI I - 03 DIAS
    PANTANAL SAFARI II - 04 DIAS
    PANTANAL SAFARI III - 04 DIAS
    UM DIA NO “PANTANAL MATO-GROSSENSE”
Hotéis e Pousadas  
    Araras Eco Lodge
    Pantanal Mato Grosso Hotel
    Pousada Piuval
    Pousada Rio Claro
    Pousada Santa Tereza
    Refúgio Ilha do Caracará
+ Destinos  
    Barão de Melgaço
    Cáceres
Regiões...  
    Amazônia
    Cerrado
    Pantanal

Kanzen Viagens e Turismo Ltda
Rua Desembargador Trigo de Loureiro 602, Consil - CEP 78048-455
Telefax: (55-65) 3642 1990 / 3642 2224
info@kanzenturismo.com.br
Cuiabá - Mato Grosso- Brasil
© 2004. Kanzen Viagens e Turismo Ltda. Todos os direitos reservados.
Solução Global em Informática