Cuiabá-MT, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
Português English Español
Buscar no Site:
Dólar / InvestShop
Compra Venda
Comercial
Turismo
Paralelo
 



Mato Grosso - Descritivo

O Estado de Mato Grosso possui 139 municípios sustentados por uma política econômica que prioriza o desenvolvimento com preservação ambiental e abre cada vez mais possibilidades para utilização de seu potencial turístico.

Maior produtor de soja do Brasil (50 mil toneladas na safra 2003/2004), maior produtor de algodão em pluma (15 mil toneladas na mesma safra), e com excelente posição no ranking do arroz, sorgo e milho, Mato Grosso entra na era da industrialização de sua matéria-prima, hoje exportada para o mundo todo.

Situado no coração da América do Sul, Mato Grosso orgulha-se de ter uma identidade cultural construída pela integração da tradição de povos ancestrais, índios sul-americanos, os afro e euro-decendentes e migrantes oriundos de cada canto deste imenso Brasil.

Na capital, Cuiabá, e em outras cidades centenárias como Cáceres, Poconé e Diamantino o patrimônio arquitetônico traz parte da história de Mato Grosso em espaços que estão se transformando em centros culturais e museus. Igrejas como Bom Despacho, Rosário, e São Benedito, em Cuiabá, de Santana, em Chapada dos Guimarães, as ruínas da Matriz da Santíssima Trindade em Vila Velha, e o Marco do Jaurú, em Cáceres, são monumentos tombados pelo patrimônio Nacional. Há ainda sítios arqueológicos espalhados pelo Pantanal, chapadões no Cerrado e na Floresta Amazônica.

Com conhecimentos milenares, as mais de 40 etnias indígenas que vivem em solo mato-grossense detém conhecimentos milenares traduzidos em ritos, pinturas, artefatos cerâmicos e plumários, músicas, danças, na linguagem e na gastronomia.

As artes visuais são traduzidas nas cerâmicas dos ribeirinhos, nos teares das rendeiras e nas grandes telas que retratam de cotidianos a expressões abstratas.

Sementes, cipós e madeiras transformam-se em ornamentos singulares nas mãos dos artesãos mato-grossenses. A literatura regional expande fronteiras em prosa e verso contando com renomados escritores.

A Cultura mato-grossense é expressa também por obras contemporâneas. Balé, cinema e vídeo, peças teatrais, orquestras e bandas executam a interpretam manifestações eruditas e populares.

Oficinas e escolas de artes cênicas, musicais, visuais e literárias capacitam crianças e jovens, contribuindo para a sua plena formação como cidadãos, gerando respeito à pluralidade que permanentemente constrói a identidade do mato-grossense.

Regiões  
    Amazônia
    Cerrado
    Pantanal
Destinos  
    Águas Quentes
    Alta Floresta
    Barão de Melgaço
    Cáceres
    Chapada dos Guimarães
    Cuiabá
    Jaciara
    Nobres
    Poconé
    Rondonópolis
    São José do Rio Claro
    Xingu


Kanzen Viagens e Turismo Ltda
Rua Desembargador Trigo de Loureiro 602, Consil - CEP 78048-455
Telefax: (55-65) 3642 1990 / 3642 2224
info@kanzenturismo.com.br
Cuiabá - Mato Grosso- Brasil
© 2004. Kanzen Viagens e Turismo Ltda. Todos os direitos reservados.
Solução Global em Informática