Cuiabá-MT, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
Português English Español
Buscar no Site:
Dólar / InvestShop
Compra Venda
Comercial
Turismo
Paralelo
 



Mato Grosso - Pesca Esportiva

Drenadas pelas Bacias do Prata e Amazônica, Mato Grosso é destino consolidado nacional e internacionalmente para os amantes da pesca esportiva. Os peixes mais cobiçados do mundo – Dourado, Jaú, Pintado, Cachara, Matrinchã, e Pacu, entre outros – são abundantes nos rios do Pantanal, Amazônia e Vale do Araguaia.

Registrado no Guiness Book, o Festival Internacional de Pesca de Cáceres é referencia nacional, entrando para o livro dos recordes como o maior evento mundial na categoria pesca em água doce. Poconé, Barão de Melgaço, Barra do Garças e Alta Floresta são também reconhecidos destinos de pesca esportiva.

Visando a sustentabilidade econômica, social e ambiental da atividade, o progresso das populações ribeirinhas cuja sobrevivência está intimamente ligada à pesca e o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, o Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, incentiva a atividade.

Ministério do Turismo, Embratur, Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros, Fundação Estadual de Meio Ambiente, apóiam a iniciativa que promove ações de educação ambiental, divulga técnicas, conscientiza e institui o pesque-e-solte, possibilitando que os peixes fisgados sejam devolvidos com vida ao rio.

Nos rios mato-grossenses a pesca esportiva é liberada a partir de março. Entre novembro e fevereiro é proibida em função da piracema, época da desova e reprodução dos peixes.

SOBRE A PIRACEMA. Os peixes migradores se reproduzem todos os anos em épocas e locais definidos. Muito antes da reprodução propriamente dita, a natureza emite sinais que indicam que a época favorável está para chegar. Época em que a probabilidade de sobrevivência dos pais e dos descendentes é maior, uma condição que garante a perpetuação das espécies. Dias mais quentes, chuvas mais freqüentes e águas mais oxigenadas são alguns sinais que os peixes percebem. Com isso, machos e fêmeas dispersos nos lagos e baías formam cardumes e viajam pelo canal dos rios, às vezes centenas de quilômetros, em busca das áreas apropriadas para a desova. A fecundação dos peixes migradores é estrena e a elevada concentração de machos e fêmeas aumenta as chances de fertilização no ambiente aquático. Os milhões de ovos e larvas ficam dispersos na coluna d’água e são vitimas de predadores, escassez de alimentos e muitas outras condições adversas. Poucos chegam à fase adulta.

A saída de peixes dos lagos e baías em movimentos migratórios para a reprodução é um fenômeno conhecido como piracema, que na língua tupi quer dizer “saída dos peixes para a desova”.

Durante a piracema, os peixes estão concentrados em cardumes e cansados pelo esforço da migração, tanto que se descuidam de suas estratégias de proteção, tornando-se presas fáceis para os pescadores. A captura de peixes durante a piracema interfere no processo de reprodução das espécies e na renovação dos estoques, o que será sentido nos anos subseqüentes com a diminuição da quantidade de peixes para a pesca.

Por isso é tão importante a proteção dos peixes durante a piracema.

O Defeso da Piracema é determinado pela lei nº 7.679, de 23 de novembro de 1998, e estabelecido anualmente pelo IBAMA, com a colaboração de órgãos estaduais de meio ambiente, instituições de pesquisa e associações envolvidas com a atividade pequeira em cada bacia hidrográfica.

Para conhecer o texto completo das instruções normativas acessar: www.ibama.gov.br/pescaamadora

Regiões  
    Amazônia
    Cerrado
    Pantanal
Destinos  
    Águas Quentes
    Alta Floresta
    Barão de Melgaço
    Cáceres
    Chapada dos Guimarães
    Cuiabá
    Jaciara
    Nobres
    Poconé
    Rondonópolis
    São José do Rio Claro
    Xingu


Kanzen Viagens e Turismo Ltda
Rua Desembargador Trigo de Loureiro 602, Consil - CEP 78048-455
Telefax: (55-65) 3642 1990 / 3642 2224
info@kanzenturismo.com.br
Cuiabá - Mato Grosso- Brasil
© 2004. Kanzen Viagens e Turismo Ltda. Todos os direitos reservados.
Solução Global em Informática